Tudo o que você precisa saber para organizar seu orçamento em 2021

2021 está começando e você quer entrar com o pé direito nesse novo ano? Nós preparamos algumas dicas que podem ajudar você a se preparar melhor financeiramente, fazendo bom uso dos seus ganhos e organizando seu orçamento. 

Vamos lá? 

Calcule ganhos e gastos. 

O primeiro passo para organizar seu orçamento durante o ano, é calcular todos os seus ganhos e gastos mensais. Não se esqueça de incluir até as menores despesas, pois a soma delas pode fazer uma enorme diferença no fim do mês.  

É importante ter a participação de toda a família nesse processo, e no caso de crianças e adolescentes, tente estipular um valor para ser gasto mensalmente com despesas como lanches, por exemplo. 

Você pode incluir todos esses dados em uma planilha, caderno ou folha de papel, anotando mensalmente seus ganhos e gastos de cada mês, assim o controle do seu orçamento ficará muito mais fácil. 

Trace um objetivo. 

Para que você tenha sucesso em economizar, é importante traçar um objetivo. Quanto você pretende poupar esse mês? E no próximo? E no ano? 

Tendo um valor específico para economizar, você tomará um cuidado muito maior na hora de gastar desnecessariamente. 

Classifique seus gastos. 

Agora que você já identificou cada gasto e definiu um objetivo, é hora de classificar suas despesas por ordem de importância. Comece colocando aquelas essenciais, como aluguel e contas de água, luz, etc. 

Faça essa classificação até chegar aos gastos “menos importantes”, assim você poderá identificar onde pode passar a economizar mais. 

Além disso, é importante lembrar que sempre é possível economizar com pequenas ações, como: não deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes, não deixar a TV ligada quando ninguém está assistindo, apagar as luzes que estão acesas sem necessidade e principalmente evitando comer fora de casa. 

Renegocie suas dívidas. 

Se você possui dívidas em aberto, é muito importante que a renegociação de cada uma delas esteja no seu plano de gastos mensais, pois a tendência é que elas fiquem cada vez maiores com o tempo. 

Entre em contato com as empresas e peça um desconto para pagamento à vista ou parcele para pagar mensalmente, é importante lembrar que no início do ano acontecem muitas ações de renegociação de dívida, então essa pode ser uma época ideal para isso. 

E aí, gostou das nossas dicas? Agora você já está preparado para curtir 2021 e ainda economizar no fim do mês, continue acessando nosso blog para ter acesso a mais textos como esse e conte pra gente nas nossas redes sociais como te ajudamos a organizar o seu orçamento.