Semana do Brasil 2021: prepare-se para a Black Friday brasileira

Conhecida também como Black Friday brasileira, a Semana do Brasil 2021 acontece entre os dias 3 e 13 de setembro.

Criado pelo Governo Federal, o evento ficou conhecido como Black Friday brasileira. Ele funciona como um incentivo aos varejistas do país, com descontos que podem chegar até 70% em eletrônicos e em eletrodomésticos.

Muitos negócios já se cadastraram pelo site oficial do Governo e vão participar da Semana do Brasil este ano. 

Quer saber como vai funcionar essa mega promoção? Continue no artigo e entenda! 

O que é Semana do Brasil?

Semana do Brasil é um evento criado através da parceria entre a Secretaria de Comunicação do Governo Brasileiro (Secom) com o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV).

Com isso, a busca desses órgãos públicos é estimular as vendas nas redes varejistas do país e ter pelo menos uma semana reservada com promoções em lojas de eletrônicos, eletrodomésticos, moda, entre muitos outros.

Embora ainda não tenha o mesmo destaque que a Black Friday, é esperado que esse evento tome cada vez mais proporção e transforme-se em uma data simbólica para os brasileiros.

A primeira realização aconteceu no ano de 2019 e mostrou um aumento significativo. No período que ocorreu, o faturamento dos e-commerces foi 37,6% maior em comparação ao mesmo período de 2018. 

Agora em 2021, estima-se que os resultados sejam ainda maiores. É um evento muito esperado pelos consumidores, já que oferece descontos em diferentes comércios mesmo diante do cenário de crise econômica que o país vive.

Como funciona a Semana do Brasil?

como funciona a semana do brasil

A Semana do Brasil oferece descontos apenas nas empresas que são cadastradas no site oficial do evento. 

Além disso, é preciso acompanhar os dias que a Black Friday brasileira acontece, pois os descontos acabam fora desse período. Em 2021, as promoções vão estar disponíveis nas lojas físicas e online entre os dias 3 e 13 de setembro.

O lojista, antes de oferecer qualquer promoção, deve se cadastrar no site Semana do Brasil

Para evitar fraudes, é necessário preencher todas as informações sobre o negócio, como CNPJ, nome oficial, nome fantasia, entre outros. Ou seja, você não precisa se preocupar com a procedência do comércio cadastrado!

Afinal, como o próprio slogan do evento diz, “Vamos em frente, com cuidado e confiança”.

Por que foi criado esse evento?

A criação da Semana do Brasil por parte da Secom e do IDV foi uma solução encontrada para movimentar a economia do país.

Diante da crise brasileira, muitas redes varejistas estavam prestes a fechar. Até então, poucas medidas tinham sido tomadas para a recuperação da economia. Cada vez mais os comércios se degradavam e decretavam falência.

Antes mesmo de qualquer indício de pandemia no mundo, os dois órgãos públicos viram que um evento de incentivo ao consumo nos comércios poderia ajudar no retorno à normalidade.

A maneira mais atrativa, tanto para os lojistas como para os consumidores, era fazer uma data especial com inúmeras promoções.

Inspirada na Black Friday, que surgiu nos Estados Unidos e tomou proporção em todo o mundo, foi então criado em 2019 a Semana do Brasil.

APROVEITE E LEIA | SEMANA DO CONSUMIDOR: CONHEÇA SEUS DIREITOS

Quais comércios vão participar da Semana do Brasil?

lojas semana do brasil

Muitos comércios vão participar da Semana do Brasil, sendo impossível descrever com apenas algumas linhas todos eles.

Contudo, o Governo desenvolveu um sistema completo para buscar se a loja do seu interesse vai oferecer descontos durante esse período. 

É preciso acessar o site oficial do evento e clicar na página “Participantes”. Depois, selecione as seguintes informações:

  • Selecione em “Todas empresas” ou escolha entre “Lojas físicas” ou “Lojas online”;
  • Defina o estado de sua preferência ou deixe em “Todas empresas” para não definir o local exato;
  • Você pode também colocar “Cidade” e ver qual loja próxima a sua casa está oferecendo descontos na Black Friday brasileira;
  • Clique em “Gerar planilha” e veja a lista completa de lojas participantes.

Ao fazer essa pequena pesquisa, todos os comércios inscritos aparecem na sua tela.

É importante conferir quem está realmente participando, pois pode acontecer de alguma loja mentir sobre a inscrição e oferecer descontos falsos. 

Apoiadores do evento Semana do Brasil

Grandes lojas varejistas e órgãos públicos e privados enxergam esse evento como uma solução para a retomada gradual do mercado.

Ou seja, eles acreditam que a Semana do Brasil é uma maneira de incentivar os consumidores a voltarem a comprar do comércio, com promoções e muitas outras vantagens

Na lista de redes varejistas apoiadoras encontramos grandes nomes como Americanas S.A., C&C Casa e Construção e Carrefour. A Casas Bahia, Magalu, Submarino e até mesmo Netshoes acreditam nesse evento e incentivam o seu acontecimento. 

Já em relação aos órgãos institucionais, a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD) é uma delas.

Parcele suas compras na Semana do Brasil com a VirtusPay

A VirtusPay, sua solução para meios de pagamento, está aqui para ajudá-lo a comprar durante os dias 3 a 13 de setembro, enquanto ocorre a Semana do Brasil. 

Sem a necessidade de usar cartões de crédito, você pode comprar parcelado de forma simples e rápida!

Para isso, basta submeter o boleto à vista no site da VirtusPay e aguardar aprovação. O processo é muito menos burocrático e mais rápido que um crediário normal.

Ou, se preferir, confira as lojas parceiras que disponibilizam o nosso plugin para pagamento. 

Aproveite a Semana do Brasil 2021 com a melhor solução de meios de pagamento, com a VirtusPay.

Para saber mais, clique aqui e conheça a nossa empresa.