Saque extraordinário FGTS: quem tem direito e como sacar o dinheiro?

O saque extraordinário do FGTS já está disponível para os trabalhadores de acordo com o calendário programado pela Caixa. Assim, é essencial ficar de olho nas datas para verificar o saldo e sacar o dinheiro. 

Mas se você ainda tem dúvidas sobre esse recurso, trouxemos várias informações para lhe ajudar. Inclusive, você poderá saber mais sobre as datas para saque e boas dicas para utilizar o dinheiro com segurança. 

Aliás, se você pensa em realizar compras, o boleto parcelado é uma boa forma para não depender de cartão de crédito e conseguir algo tão sonhado. 

O que é o saque extraordinário do FGTS?

O saque extraordinário do FGTS é uma opção de até R$1 mil para trabalhadores que possuem saldo em contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. 

Sendo assim, estamos falando de um dinheiro que pode vir tanto de contas ativas, que correspondem ao emprego atual da pessoa, como de contas inativas. Ou seja, contas de empregos anteriores que estão no nome da pessoa. 

O saque foi autorizado pelo Governo Federal no início de 2022 e estará disponível até 15 de dezembro. A expectativa é que 42 milhões de pessoas tenham direito ao valor que ficará na Conta Poupança Social Digital. 

Dessa forma, a própria Caixa Econômica Federal fará os depósitos seguindo o cronograma de datas estabelecido. Logo, pelo aplicativo Caixa Tem já é possível utilizar o saldo para compras e pagamentos, ou transferências para outras contas. 

Como saber se tenho dinheiro para receber?

Se você não tem certeza se poderá receber o saque extraordinário do FGTS, saiba que para consultar o valor na conta é bem simples. Isso porque a consulta pode ser feita até mesmo online. 

Para começar, você pode acessar o site do FGTS pela Caixa. Nele, você descobrirá se tem direito ao saque e pode conferir a data de crédito. 

Ao mesmo tempo, se preferir realizar o processo pelo aplicativo do FGTS, você pode saber se tem direito e consegue consultar o valor a ser creditado e a data programada. 

O interessante do aplicativo é que existem outras funcionalidades, como fazer alterações no cadastro da Conta Poupança Social Digital. Assim como informar caso não deseje receber o dinheiro e pedir o retorno do valor para o saldo do FGTS. 

De qualquer forma, quem preferir fazer a consulta pessoalmente, é possível obter informações nas agências da Caixa Econômica Federal. 

Lembrando que saber mais informações e consultar o saldo é sempre viável, mas qualquer movimentação precisa seguir o calendário de liberações. A seguir, explicamos mais sobre ele. 

saque extraordinário FGTS 

Qual o calendário de saque extraordinário do FGTS?

De acordo com a Caixa, o dinheiro será disponibilizado aos trabalhadores conforme o mês de nascimento da pessoa. Assim, existe um calendário organizado baseado nos meses e nas datas para liberação. 

Vale pontuar que não é necessário solicitar o dinheiro, uma vez que ele será automaticamente disponibilizado na conta do Caixa Tem. E, caso o trabalhador não tenha conta, a Caixa abrirá a conta para o depósito. 

Agora, confira o calendário para recebimento, de acordo com os meses de nascimento: 

O que fazer com o dinheiro? Dicas para usar a grana extra com sabedoria

Até aqui você descobriu várias informações sobre o saque extraordinário do FGTS. Mas no momento de receber uma grana extra como essa, é importante também estar preparado para usá-la com responsabilidade. 

É por isso que nós da VirtusPay reunimos dicas para lhe ajudar a aproveitar o dinheiro da melhor forma possível. Confira! 

Pague suas dívidas

A primeira dica útil é utilizar o saque extraordinário para quitar dívidas. Com isso, você tem a chance de acabar com aqueles valores que todos os meses acabam comprometendo a sua renda. 

E claro, poderá ficar muito mais tranquilo sabendo que não estará devendo ninguém. Por isso, organize as pendências e realize todas as contas necessárias para conseguir destinar o dinheiro da forma correta e acabar com essas dívidas

Guarde uma parte para emergências

Na correria do dia a dia e com todas as contas para pagar e coisas para comprar, acabamos esquecendo de preparar uma reserva de emergência. 

Mas saiba que esse fundo de segurança é muito importante para garantir mais tranquilidade até em momentos de imprevistos no futuro. Como não podemos prever o que pode acontecer, é ideal estar precavido.

Desse modo, você pode aproveitar esse valor extra para criar uma reserva e ter um saldo pronto caso necessite em algum momento. 

saque extraordinário

Evite compras por impulso

Ao receber um dinheiro extra, pode ser que você fique tentado a fazer novas compras e adquirir itens diversos. Contudo, é sempre importante ter consciência e não fazer compras por impulso. 

Isso porque, além de comprometer o dinheiro extra que poderia ter seu uso de formas mais responsáveis, como ensinamos, ainda há o risco de assumir mais dívidas. 

Desse modo, pense bem antes de fazer compras e, se preciso, confira suas contas e demais pendências na renda. 

Conte com a VirtusPay para organizar suas finanças! 

Depois de entender mais sobre o saque extraordinário do FGTS, você já está por dentro do assunto e sabe quando poderá fazer seu saque. 

Mas se você quer uma boa dica para ficar com as finanças em dia e ainda realizar compras, saiba que a VirtusPay pode te ajudar. Isso porque oferecemos o boleto parcelado que torna o processo de compra ainda mais simples! 

Com isso, você não precisa ficar comprometido com o cartão de crédito e todos os juros envolvidos nas compras parceladas dessa opção. 

Ao mesmo tempo, por contar com uma análise de crédito para aprovação, é possível manter o consumidor mais educado e evitar compras por impulso. 

Dessa forma, aproveite para fazer o cadastro na VirtusPay e realizar compras da melhor forma!

cadastro virtuspay