Planejamento financeiro 2022: dicas para relembrar todo início de ano

Com a virada do ano, além de fazer aquela retrospectiva de tudo que você fez (ou não) em 2021, não tem como deixar de pensar em como começar a se organizar melhor. Isso inclui fazer um planejamento financeiro para 2022. 

A gente sabe que às vezes as coisas fogem do controle, mas temos certeza que, se organizar direitinho, todo mundo sai ganhando. além disso,  há várias maneiras de fazer esse planejamento, como utilizar uma solução em meios de pagamento/boleto parcelado/crediário online, como uma alternativa para não pagar a vista e gastar toda a sua reserva de dinheiro, por exemplo. 

Por isso, pegue aquela agenda que você já deve ter ganhado da empresa como presente de fim de ano, ou mesmo um caderninho simples e anote todas as informações que daremos aqui: 

Planejamento financeiro 2022: funciona mesmo ou é papo de economista? 

planejamento financeiro funciona

Então vamos lá. Para começar, você deve ter em mente que, elaborar um planejamento financeiro para 2022 serve para definir metas financeiras de curto, médio e longo prazo e é um passo importante para se tornar financeiramente seguro. 

Se você não está trabalhando em nada específico, provavelmente gastará mais do que deveria. Você ficará sem dinheiro quando precisar dele para contas inesperadas. Você pode ficar preso em um ciclo vicioso de dívidas de cartão de crédito e sentir que nunca tem dinheiro suficiente. 

Mesmo a pessoa mais prudente não consegue se preparar para todas as crises, como o mundo aprendeu durante a pandemia e muitas famílias aprendem todos os meses. Por isso, pensar no futuro dá a você a chance de trabalhar as coisas que podem acontecer e fazer o melhor para se preparar para elas. 

No entanto, esse deve ser um processo contínuo para que você possa moldar sua vida e seus objetivos, para se ajustar às mudanças que inevitavelmente ocorrerão.

O planejamento financeiro anual oferece a oportunidade de revisar formalmente suas metas, atualizá-las e revisar seu progresso desde o ano passado. Se você nunca definiu metas antes, aproveite a oportunidade para formulá-las para que você possa obter — ou permanecer — em uma situação financeira sólida. 

A seguir, vamos falar das vantagens de fazer um planejamento financeiro 2022 para ajudá-lo a aprender a viver confortavelmente com suas posses, reduzir seus problemas de dinheiro e economizar.

LEIA MAIS | A vista ou parcelado? Veja qual é o melhor para o seu bolso 

Vantagens de fazer um planejamento financeiro 2022

Bom, agora que você já sabe para que serve um na prática um planejamento financeiro para 2022, vamos apontar as vantagens de se organizar financeiramente. Veja:

  • construção de um orçamento mensal para ajudá-lo a manter suas despesas abaixo de sua receita;
  • Você poderá ter um plano de pagamento e gastos da dívida, usando seu orçamento. Você pode, por exemplo, usar um boleto parcelado como uma alternativa para não pagar a vista e gastar toda a sua reserva de dinheiro;
  • é possível ter uma compreensão de todas as suas contas e suas datas de vencimento;
  • Gera economias para outras coisas que você deseja. Por exemplo: seus objetivos de curto, médio e longo prazo
  • um bom planejamento financeiro melhora os hábitos de consumo
  • Proporciona proteção familiar, já que você terá suas finanças sob controle. 

Dicas para fazer um planejamento financeiro para o próximo ano

dicas para fazer planejamento financeiro

Abaixo, você encontrará dez etapas para criar um plano financeiro sólido para não passar aperto no seu 2022.

Veja só. 

Anote seus gastos objetivos financeiros 

Isso mesmo: anote tudo o que gasta. Ter metas financeiras é a base para o seu sucesso financeiro. Afinal, você precisa saber o que deseja realizar para realmente realizá-lo. No entanto, quando se trata de definir metas, você quer ter certeza de que elas estão bem definidas e priorizadas 

É ótimo ter objetivos grandes e elevados! Mas é melhor dividi-los em pedaços menores. Dessa forma, você não fica sobrecarregado tentando realizá-los e pode medir facilmente seu progresso.

LEIA MAIS | 5 passos para uma vida financeira saudável 

Plano de impostos (não podemos esquecer deles)

Sim, impostos! Os impostos são irritantes, mas certamente não irão desaparecer tão cedo. Portanto, verifique se suas projeções de receita incluem impostos. 

Não planejar impostos pode impactar seu fluxo de caixa de forma significativa.Principalmente porque eles assombram o início de ano e o seu décimo terceiro, como o IPVA, IPTU, seguro e demais impostos anuais. 

Revise seu plano financeiro com frequência

Depois de ter seu planejamento financeiro de 2022 delineado, é importante revisá-lo com frequência e fazer os ajustes necessários se seus objetivos ou as circunstâncias em torno de sua vida mudarem. 

Por exemplo, talvez seu seguro precise mudar, sua tolerância ao risco mude ou você se case ou tenha filhos. 

No mínimo, você deseja verificar seu plano financeiro geral pelo menos a cada seis meses. Quando você verifica com pouca frequência, é mais fácil lidar com ocorrências não planejadas de sua vida, se recuperar de contratempos e atingir seus objetivos financeiros. 

Pense no que você faz para manter sua saúde pessoal. Você escova os dentes e toma banho regularmente para se manter limpo e evitar doenças desnecessárias, porque todos nós sabemos que ficar doente pode levar a outras complicações de saúde, e você definitivamente não quer isso.

Mantenha o curso, evite gastos excessivos e aprenda com seus erros

Sua jornada para a independência financeira nem sempre será fácil. Haverá alguns dias, semanas e até meses difíceis. Buscar uma meta de independência financeira que está muito ligada à gratificação atrasada nem sempre é divertido, mas é totalmente possível. 

Tenha um plano sólido para suas finanças, seja disciplinado e evite gastos excessivos. Você descobrirá como se sentirá bem quando realmente fizer um esforço concentrado para cumprir seu orçamento. Portanto, sempre vale aquele puxão de orelha: não vá gastar mais do que pode gastar

Além disso, até mesmo para sair da linha é importante ter consciência. Se você sabe que vai extrapolar um pouco, tente compensar em outro mês, ou busque alternativas que não compliquem tanto a sua vida financeira, como o boleto parcelado. Nessa segunda opção, você nem precisa mexer no limite do seu cartão de crédito

Comece uma reserva de emergência

A gente sabe que está sendo difícil sobrar dinheiro no fim do mês. Conta de luz alta, itens de supermercado caros, gasolina…podemos ficar aqui meses falando sobre isso. 

Mesmo assim, é importante ter uma reserva para emergências, para momentos em que algo que estragou na casa e precisa urgente de conserto, ou até mesmo quando o gás acaba sem você de dar conta. E é possível fazer uma reserva, mesmo com pouco dinheiro. 

Para isso, você precisa levar em consideração o valor que você ganha mensalmente e ainda, o seu estilo de vida. O primeiro passo é avaliar o quanto você gasta com suas despesas necessárias. 

Em seguida, some esses valores e multiplique pelos meses que você considera necessários para se recuperar. Pronto, o resultado será o valor de reserva que você pode juntar durante o ano. Dessa maneira, você evita ficar dependente de bancos e de juros de cheque especial. 

Saldar dívidas e ter cuidado com cartão de crédito

Infelizmente, mesmo com a dica acima, as coisas podem sair do controle e pode acontecer de você acabar criando dívidas. Por isso, ao criar um planejamento financeiro, ele deve incluir um plano para saldar as dívidas. 

Entre taxas de juros altíssimas dos cartões, grandes pagamentos mensais mínimos e os danos que muitas dívidas podem causar à sua pontuação de crédito, é melhor você pagar suas dívidas primeiro. 

Dessa forma, crie uma estratégia de pagamento de dívidas e seja paciente, mas consistente, ao trabalhar para se livrar das dívidas. E uma excelente dica para evitar dívidas é utilizar uma solução em meios de pagamento/boleto parcelado/crediário online, como uma alternativa para não pagar a vista e gastar toda a sua reserva de dinheiro. 

Por que é importante realizar o planejamento financeiro em 2022?

importância do planejamento financeiro

Ninguém se preocupa mais com o seu bem-estar financeiro do que você, por isso é importante ter um planejamento financeiro para 2022. Ter um plano financeiro sólido permitirá que você economize dinheiro, compre as coisas que realmente deseja e alcance metas de longo prazo, como economizar para comprar aquele móvel para sua casa que você já está namorando há tempos. 

O planejamento financeiro é fundamental, especialmente para as mulheres, devido à desigualdade salarial de gênero que está tão em pauta atualmente. Isso provavelmente não será uma surpresa, mas o plano financeiro de cada pessoa parece diferente.

A sonhada independência financeira

Todos queremos ser financeiramente independentes e construir riqueza. Decidir embarcar na jornada em direção à independência financeira é um grande negócio.

Isso marca um novo começo com seu dinheiro e significa que você está se preparando para realizar algo que pode mudar sua vida para melhor. Ao trabalhar nas finanças, você ainda pode cometer erros com seu dinheiro, e tudo bem. 

Às vezes, você não consegue resistir ao impulso de comprar algo que não está em seu orçamento imediato, ou até mesmo que já fazia parte dele, mas que tem um valor elevado e você não quer abrir mão de ter um dinheiro guardado todo mês. 

Para isso, você pode contar com a VirtusPay, já que você não vai precisar pagar a vista e ainda vai conseguir deixar uma graninha destinada a sua reserva de dinheiro, assim como demos a dica mais acima. Aqui você consegue comprar parcelado na internet, sem cartão de crédito e em até 15x no boleto! 

Portanto, contanto que você mantenha em foco os motivos pelos quais deseja ser financeiramente livre e faça um esforço para se recuperar rapidamente de seus erros, você sairá bem.

É uma questão de avaliar os erros que você cometeu, entender por que você os cometeu e fazer um plano para evitar cometê-los novamente. Então, você precisará pegar essas lições e aplicá-las ao seu sucesso futuro.

Para ficar por dentro de mais dicas de finanças, fique de olho nas nossas redes sociais! Esperamos você no Facebook e no Instagram