Você sabe o que é SCR? Descubra o que vem por trás desta sigla!

O sistema de Informação de Crédito (SCR) nada mais é do que um banco de dados que contém informações relacionadas às operações de crédito vencidas, a vencer e às garantias prestadas.

Desse modo, saber o que é SCR e entender sua finalidade é fundamental, pois, na prática, esse sistema funciona como uma lista que fala para as empresas se você é um bom pagador, ou se tem algum deslize em seu nome. 

Qual a diferença entre SPC e SCR?

diferença spc scr

Diferentemente do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e do Serasa (Centralização de Serviços dos Bancos), o SCR é uma modalidade de serviço do Banco Central para que seja possível armazenar informações bancárias, tanto de pessoas físicas como jurídicas.

Mas você não precisa se preocupar com esse sistema, uma vez que não se trata de uma “camisa de força” e sim uma maneira de compreender como cada pessoa lida com pagamentos.

Preparamos este conteúdo para que você entenda tudo que precisa saber sobre o que é SCR. Boa leitura!

O que é SCR?

O Sistema de Informações de Crédito do Banco Central, ou SCR, reúne informações de todas as instituições bancárias do Brasil.

Assim, toda pessoa, ou empresa, que precisar de alguns tipos de serviços dos bancos, como um financiamento ou uma abertura de conta corrente, precisa assinar um termo que possibilita o banco a remeter esses dados ao SCR.

A partir disso, a instituição faz uma análise da sua situação dentro desse sistema a fim de decidir se vai liberar ou não um serviço bancário.

Lembrando que, pelo SCR, é possível ver a situação de todas as operações financeiras existentes, mesmo que elas estejam ou não em atraso.

Ah! E não tem como burlar esse sistema, porque não há possibilidade de excluir ou modificar algum dado antigo no sistema, mas é possível atualizar as informações de acordo com novos pagamentos. Então, se você já teve o nome sujo, mas ficou em dia com as contas, não se preocupe! O seu histórico será atualizado. 

Esse método, além de servir como um registro para o acompanhamento de crédito no sistema financeiro pelo Banco Central, também permite que outras instituições façam consultas sobre informações de crédito.

Qual a finalidade do SCR?

finalidade do scr

O SCR permite que os clientes dos bancos e financeiras acompanhem os dados de suas operações de crédito. Isso gera mais transparência, sem que haja desrespeito ao sigilo bancário.

Além disso, o SCR possibilita que o Banco Central tenha acesso a informações mais precisas. Mas o que eles fazem com isso? O Bacen usa esses dados para controlar as operações de crédito praticadas pelas instituições financeiras autorizadas.

Isso oferece uma maior e melhor credibilidade e segurança aos usuários desses serviços.

Outra finalidade do SCR é viabilizar que instituições financeiras realizem uma avaliação mais consistente da capacidade de pagamento de seus clientes.

Essa prática visa garantir que as aprovações sejam feitas com maior precisão e segurança. Com isso, também é possível praticar melhores taxas de juros de acordo com o perfil de crédito dos clientes por meio de um estudo individualizado.

O SCR é ruim para os consumidores?

O SCR não é ruim para os consumidores. É uma excelente medida para guardar o histórico de pagamento dos usuários e também para ajudar a aumentar o Score no Serasa.

É importante não confundir o SCR com órgãos de proteção ao crédito, pois ter um cadastro com os seus dados não quer dizer que você terá problemas para conseguir crédito.

Isso acontece porque os dados que constam nesse sistema podem ser positivos ou negativos. Elas refletem o seu comportamento para arcar com suas dívidas relacionadas a itens de crédito.

O SCR, ainda, pode se tornar um meio de ampliar as suas possibilidades de conseguir crédito em outros produtos em instituições com as quais você não tem ligação. Os registros, nesse caso, permitem que as empresas entendam e conheçam o seu histórico.

Como o SCR pode ajudar a conseguir crédito?

Para oferecer crédito ao consumidor, as instituições financeiras precisam saber se vão receber o valor de volta.

Assim, é comum que elas realizem uma análise de crédito. Esse mecanismo foi criado para oferecer maior segurança a quem empresta e o SCR pode ajudar nesse processo.

Ou seja, a análise de crédito é necessária em qualquer operação financeira. No entanto, mesmo para aquelas pessoas que estejam com o histórico ruim, essa situação pode se reverter e, dessa forma, conseguir o que deseja.

 Para você consultar o SCR, basta acessar o Registrato (Extrato do Registro de Informações) o sistema disponibiliza às pessoas dados que estejam disponíveis em cadastros geridos pelo Banco Central.

Esse sistema pode ser acessado pelo link acima e também há possibilidade de consultar essas informações por meio de centrais de atendimento do próprio Banco Central, via correspondência ou pessoalmente.

Enfim, os dados do SCR podem tanto ser consultados pelos consumidores quanto pelas instituições financeiras (desde que tenham consentimento do usuário). Além disso, esse sistema disponibiliza o acesso aos dados dos últimos 2 anos.

Como conseguir crédito para parcelar na VirtusPay?

A VirtusPay utiliza o SCR e outros métodos menos burocráticos e morosos quando o assunto é crédito.

Nossa empresa não é como as crediárias tradicionais, que demoram bastante para concessão e utilizam diferentes meios para evitar disponibilizar crédito ao consumidor.

O boleto parcelado da VirtusPay, por exemplo, é um excelente meio de pagamento. Com ele, você pode realizar compras online de qualquer produto de uma das lojas aceitas e parcelar em até 15 vezes.

Só é preciso realizar seu cadastro no site, comprar nas lojas aceitas e gerar um boleto à vista. Após isso, o envie para nós e escolha a quantidade de parcelas desejadas.

Depois apenas aguarde sua aprovação. Caso for aprovado, pague a primeira parcela e pronto. No caso de pessoas negativadas, não podemos realizar o parcelamento, mas nada impede que, após limpar o seu nome, você volte a parcelar com a gente.

As taxas de juros podem variar de 3,9% e 7,5% ao mês e, na hora da compra, você saberá exatamente o valor de seus boletos parcelados.

Enfim, entender o que é SCR é importante e você pode ficar por dentro de como anda o seu crédito no mercado. Está querendo comprar neste fim de ano? Conheça nossos serviços de parcelamento de boleto!