O que é boleto bancário? Saiba mais sobre essa forma de pagamento!

Sempre que você precisa fazer uma compra de forma virtual, aparecem diversas opções de pagamento, não é mesmo? Uma delas é o boleto bancário. Mas você sabe o que é boleto bancário, ou tem dúvidas sobre os benefícios dessa forma de pagamento?

Trata-se de um tipo de pagamento, na maioria das vezes, à vista, muito utilizado por pessoas que não possuem cartão de crédito ou, ainda, por aqueles que não querem utilizar o limite para efetuar a compra em questão. 

Abaixo, descubra o que é boleto bancário, como funciona essa forma de pagamento e opções super vantajosas, neste post completo sobre o assunto, elaborado por especialistas da VirtusPay

Saiba o que é boleto bancário

De forma resumida, o boleto bancário é um documento que funciona como forma de pagamento de produtos e serviços.

Ao realizar o pagamento do boleto bancário, o cliente paga ao emissor do documento, fazendo com que o dinheiro vá diretamente para a conta da empresa na qual ele adquiriu o produto ou o serviço.

Trata-se de uma forma de pagamento bastante flexível, principalmente para quem quer ter poder de compra, mas não possui um bom limite de crédito no cartão ou, ainda, no crediário.

Entenda como funciona o pagamento com boleto bancário 

Agora que você já sabe o que é boleto bancário, a VirtusPay vai explicar como funciona esse tipo de pagamento. 

O título de cobrança possui informações que conectam o cliente à conta bancária da empresa que está comercializando o produto adquirido e, assim, o dinheiro roda entre essas pessoas.

Para ter certeza de que o seu boleto bancário está correto, observe atentamente essas informações citadas, como, por exemplo, data de vencimento, banco que irá processar o boleto, nome da empresa, entre outras que garantam a credibilidade do documento.

o que é boleto bancário(1)

Conheça os tipos de boleto bancário

Existem dois tipos de boleto bancário que podem ser utilizados em diversas empresas que possuem comércio eletrônico. São eles: o boleto bancário registrado e o boleto bancário sem registro.

Veja, abaixo, as características de cada um deles, para que você possa optar por pagar a sua conta por meio de boleto bancário.

Boleto Registrado

O boleto registrado, como o próprio nome sugere, possui registro junto à instituição bancária da empresa que comercializa o produto. 

Assim, ele contém informações como identificação do emissor, CPF ou CNPJ das duas partes envolvidas na transação financeira, endereço da empresa e, por último, valor da transação.

Com um boleto registrado, ambas as partes estão mais seguras durante esse processo de compra e venda, diminuindo as possibilidades do cliente cair em um golpe do boleto falso, sobre o qual falaremos no decorrer desse post.

Boleto Sem Registro

Ao contrário do boleto registrado, o boleto sem registro não tem nenhum tipo de registro em instituição bancária, limitando-se a apenas cobrar a tarifa normal, por ser o meio intermediador do negócio. 

Esse tipo de boleto entrou em desuso, principalmente por não oferecer tanta segurança como o boleto registrado, que recebe preferência da maioria das empresas e prestadores de serviço.

o que é boleto

Como se proteger do golpe do boleto falso

Um golpe bastante comum aplicado por criminosos de todo o Brasil é o do boleto falso.

Trata-se de uma fraude de documento que funciona, basicamente, da seguinte forma: no momento em que o usuário faz o download do boleto bancário, os dados do documento se alteram. Com isso, o dinheiro destinado à empresa vai, diretamente, para os bandidos.

Por isso, é muito importante que você saiba se proteger desse golpe utilizando-se de dicas simples como:

  • Verifique, sempre, o código de barras do seu boleto, observando se as duas barras estão iguais;
  • Confira o emissor do boleto, que deve ser a empresa na qual você adquiriu o produto;
  • Tenha atenção aos dados exibidos no boleto, como, por exemplo, data de validade, CNPJ, CPF e endereço;
  • Fique atento ao valor, para ter certeza de que é o mesmo da sua compra.

Ao seguir essas dicas consideravelmente simples relacionadas ao que é boleto bancário, você estará sempre seguro ao fazer transações pela internet!

Boleto parcelado da VirtusPay: saiba tudo sobre essa opção de pagamento

Se, antes, ter poder de compra por meio de crediário era um grande desafio, a VirtusPay chegou para mudar essa percepção. Por aqui, trabalhamos com boleto parcelado, tendo, como público, pessoas que não possuem cartão de crédito ou não querem comprometê-lo. 

Para utilizar esse meio de pagamento, você precisa realizar o cadastro em uma plataforma especialista em parcelamento de boleto, assim como a VirtusPay, e avaliar as condições para fazer o processo.

Diversas lojas parceiras atuam conosco, com o objetivo de facilitar a sua compra e, assim, te dar mais poder de compra. Isso facilita que você tenha tudo aquilo que deseja, conforme a sua avaliação de crédito permitir. 

Aqui, cabe um parênteses. Assim como todas as concessionárias de crédito, nós avaliamos o seu perfil no Cadastro Positivo. Por isso, se você tiver alguma restrição em seu nome, se organize para regularizar. Somente assim você conseguirá parcelar os seus boletos.

Com a VirtusPay, você tem mais poder de compra!

Agora que você já sabe o que é boleto bancário, seus tipos e principais benefícios e possibilidades, você está pronto para voar. 

Com a VirtusPay, seu poder de compra cresce e você paga como quiser e consegue tomar as rédeas da sua vida financeira:

  • Controle seus pagamentos: tenha acesso aos seus boletos parcelados a hora que quiser em sua conta;
  • Pague como quiser: nossos boletos parcelados são aceitos em qualquer banco ou lotéricas.

Além disso, com a VirtusPay, você nunca esquecerá de pagar um boleto! A cada vencimento, mandaremos lembretes para que você tenha controle das suas parcelas. Ainda, se tiver dúvidas, nossa equipe de suporte estará sempre pronta para te atender.

Troque agora aquele seu eletrodoméstico que está pedindo para ser substituído há anos! Acesse nosso site, faça o seu cadastro e comece, agora mesmo, a parcelar as suas compras, por meio do boleto bancário.

cadastro virtuspay