4 tipos de golpes na internet e como se prevenir

Embora ofereça muitas vantagens para as pessoas, a rede virtual é palco de algumas situações preocupantes. Golpes na internet aumentam diariamente, sendo várias técnicas que os criminosos virtuais utilizam para atrair mais vítimas.

Segundo pesquisa publicada pelo Correio do Povo, seis em cada 10 pessoas foram vítimas de fraude financeira no período de 12 meses. Esse número representa em torno de 16,7 milhões de pessoas lesadas, um aumento de 28% em relação ao ano de 2019.

Por isso, confira com a VirtusPay algumas dicas importantes antes de fazer qualquer movimentação através da internet! Boa leitura. 

Como acontecem os golpes na internet?

como acontecem golpes na internet

Golpes na internet geralmente acontecem por descuido e falta de conhecimento dos usuários. A rede mundial de computadores é, sim, um ambiente seguro! Porém, é fundamental que as pessoas estejam atentas sobre alguns cuidados.

A Agência Brasil, conforme pesquisa realizada em 2020, diz que o Brasil foi a nação mais atingida por tentativas de roubo de informações financeiras na internet. Isso ocorreu por meio da prática de phishing.    

A quantidade de usuários brasileiros que tentou abrir links contaminados, enviados por criminosos para obter dados, alcançou o patamar de 19,9% dos internautas no país.

Para quem não conhece, o termo phishing é relacionado ao ato de pescar informações dos usuários por meio de dados falsos e atrativos. O criminoso consegue informações através de uma isca lançada aos internautas e assim obtém as informações necessárias para aplicar golpes.

O phishing geralmente é enviado por e-mails, telefonemas ou mensagens de texto. O contato acontece de modo genuíno, a fim de induzir e atrair o usuário a disponibilizar dados sigilosos. Por exemplo, senhas bancárias dados de cartão de crédito são algumas das situações.

Quando as pessoas compartilham essas informações, os cibercriminosos conseguem acessar as suas contas. Assim, podem fazer transações financeiras ilegais, replicar documentos pessoais e tomar outras atitudes perigosas.

São vários os prejuízos que você pode sofrer ao cair nesses tipos de golpes na internet.

APROVEITE E LEIA | Como encontrar os melhores preços e fugir da Black Fraude?

Quais são os tipos mais comuns de golpes na internet?

Golpes na internet acontecem de diferentes formas. Mas, em alguns casos, eles se repetem. Por isso, você precisa ter atenção redobrada!

Isso porque os criminosos virtuais exploram a fragilidade dos usuários a todo momento. Depois, buscam enganar e persuadir as vítimas para conseguirem dados sigilosos.

Veja, a seguir, quais são os tipos mais comuns encontrados no mundo virtual:

Antecipação do pagamento

antecipação golpes na internet

O criminoso induz a vítima a fornecer dados confidenciais. Com isso, a pessoa realiza um pagamento antecipado com a promessa de que receberá determinada vantagem.

São realizadas promessas como retorno financeiro, venda de produtos com tempo recorde de entrega, entre outros. Mas o consumidor percebe em pouco tempo que esse benefício não é real e que foi vítima de um crime virtual. 

O dinheiro gasto com o pagamento antecipado ficará em posse do golpista.

Envio do produto 

A situação ocorre com empresas que vendem produtos usados ou em sites que imitam grandes varejistas, mas na verdade são falsos. O consumidor faz a compra, paga pela mercadoria, mas não recebe o que foi pago.

Muitas vezes, o golpista solicita que a forma de pagamento seja através de PIX, já que a compensação é feita no mesmo dia. Assim, fica mais difícil que esse tipo de operação seja cancelada.

Boleto falso

Outro modelo entre os golpes na internet é o boleto falso. Trata-se de promoções bem vantajosas, brindes ou prêmios que induzem o consumidor a cair em uma fraude.

O site oferece mercadorias como eletrônicos com valores muito abaixo do que o mercado pratica e logo quando os usuários realizam o pagamento por boleto bancário, nunca recebem o produto.

Nessas situações, o ideal é ligar para o telefone da empresa disponível e confirmar o código de barras do boleto

Domínio irregular

Neste tipo de golpe, o fraudador cria um site similar ao dos grandes varejistas, mas com domínio falso. Ele disponibiliza mercadorias com o objetivo único de enganar clientes. Por fim, chegam até eles por links patrocinados nas plataformas digitais.

Os usuários realizam a compra por conta da grande oferta e nunca recebem o produto. Mas é comum utilizarem também e-mails com links direcionando para esses sites falsos.

Como evitar os golpes na internet?

como evitar golpes na internet

Para evitar golpes na internet é preciso que você se atente aos sites tanto novos como aqueles mais antigos, além de tomar cuidado com o fornecimento de informações pessoais. 

Além disso, caso você suspeite que caiu em algum golpe, existem delegacias no Brasil que tratam apenas de crimes cibernéticos e estão disponíveis para ajudá-lo. Basta procurar o número e discar o quanto antes! 

Veja também outras dicas de como se proteger contra as fraude no mundo virtual:

  • Mantenha a calma: um método importante nesse momento é manter a calma, já que os criminosos criam um senso de urgência para enganar suas vítimas;
  • Jamais revele senhas: uma empresa séria nunca solicita dados confidenciais, nem o número completo e nem código de segurança de seu cartão. Então, não forneça esses dados por meio de mensagens ou por telefone;
  • Busque o cadeado no site: sites seguros apresentam o símbolo de cadeado no início da barra de endereço, com o código https;
  • Sempre abra o site oficial da loja ao visualizar uma promoção: não confie em links repassados por amigos ou por mensagens, por exemplo. Abra uma aba separada do navegador, digite o nome do e-commerce no Google e busque para conferir se a promoção é real;
  • Não permita acesso remoto ao celular ou computador: criminosos podem tentar se passar por técnicos para te “auxiliar” em algum problema;
  • Cheque o destinatário de uma transferência ou pagamento: isso é importante para não enviar dinheiro de maneira incorreta e evitar prejuízos;
  • Baixe aplicativos somente de lojas oficiais: os apps normalmente podem ser baixados diretamente nas lojas da Google ou Apple. Por isso, jamais faça downloads de outros lugares;
  • Crie senhas fortes: não utilize senhas comuns e tente não repeti-las em diferentes contas.

Conclusão

É preciso se previnir contra golpes na internet. Quando for comprar um produto parcelado, procure por uma empresa que tenha credibilidade no mercado, como a VirtusPay!

Nós não realizamos parcelamento em lojas que revendem produtos usados para garantir a integridade de suas informações. Isso porque pensamos no bem-estar dos nossos clientes e buscamos sempre levar segurança nos serviços realizados pela nossa plataforma.

Aqui você pode comprar parcelado na internet sem cartão de crédito e em até 15 vezes no boleto. Além da segurança, você terá acesso a diversas lojas aceitas e parceiras que facilitarão todo seu processo de compra!

 Entre em contato conosco e saiba como comprar parcelado de forma segura e eficaz.