Golpes na internet: como se proteger e evitar prejuízos?

Os golpes na internet estão cada vez mais comuns, principalmente com o avanço da tecnologia. E são várias as técnicas utilizadas pelos chamados cibercriminosos

A boa notícia é que existem maneiras de se proteger dessas ciladas. Uma delas é pagar sua compra online utilizando o boleto parcelado, que é seguro e resguarda seus dados.

Neste artigo, você vai saber quais os golpes mais comuns na internet, as suas consequências, o que fazer se for vítima e muito mais. Acompanhe!

Os principais golpes na internet

Afinal, quais os golpes mais aplicados na internet? Em primeiro lugar, as fraudes aplicadas pelo celular são perigosas. Em seguida, temos os que se concentram no uso de dados de cartão de crédito.

Entenda um pouco mais sobre eles!

golpes na internet

WhatsApp clonado

Um levantamento feito por um laboratório especializado em segurança digital apontou que o número de brasileiro que tiveram seu WhatsApp clonado em 2020 passou de 5 milhões. 

Nesse golpe, a vítima é abordada pelo criminoso que, por sua vez, diz ser ou fazer parte de alguma entidade com credibilidade. Pode ser órgãos governamentais, empresas conhecidas, ou até mesmo o próprio WhatsApp. 

Geralmente são mensagens falando sobre sorteios ou comunicando que a pessoa precisa resgatar um prêmio. Foi muito comum também nesses últimos 2 anos de pandemia, o envio de uma pesquisa sobre a Covid-19.

Aqui, a solicitação era para que os usuários do aplicativo respondessem as perguntas. Seja qual for a forma de contato, a técnica é a mesma. 

Os criminosos enviam um código para a vítima. Assim que é acessado, um número é gerado. Em seguida, eles solicitam esse número, que é utilizado para fazer o login do seu aplicativo de outro aparelho. Dessa forma, eles se passam pelo proprietário do número e pedem dinheiro para os seus contatos. 

Sites falso

Nesse tipo de golpe, os criminosos criam um site falso de vendas ou até mesmo de um banco, com o intuito de conseguir os dados do cartão de crédito da vítima. 

Para isso, os produtos ou serviços oferecidos geralmente tem algum desconto de encher os olhos. Essa técnica, infelizmente, atrai muitos consumidores.

Ao realizar a compra, será necessário que o consumidor informe os dados do cartão para efetuar o pagamento. É nesse momento que eles são roubados e enfrentam muitos prejuízos. 

PIX

Embora seja um tipo golpe mais recente, ele vem sendo bastante utilizado pelos criminosos. Para conseguir dinheiro da vítima, o criminoso diz que o serviço está apresentando falhas e disponibiliza uma outra chave. 

Ele informa que devido a esse erro, a vítima pode enviar o valor e que receberá a quantia em dobro. No entanto, a chave informada é a do criminoso. 

É importante destacar que existem outros tipos de golpes na internet, e nós falamos aqui dos mais comuns. Mas os prejuízos ocasionados quase sempre são os mesmos. E é sobre isso que vamos falar a seguir. 

Os prejuízos de quem cai em um golpe na internet

Quem cai em um golpe na internet tem que lidar com diversos tipos de prejuízos, que vão do lado financeiro ao emocional. Veja os principais danos causados às vítimas desse tipo de crime cibernético:

prejuízos golpes na internet

  • financeiros: já que o criminoso geralmente consegue que a vítima transfira alguma quantia em dinheiro;
  • vazamento de dados: como a vítima passa informações relacionadas ao cartão de crédito, o criminoso terá livre acesso a elas. Além disso, se o WhatsApp for clonado, os bandidos podem vasar até conversas íntimas;
  • estresse: além do prejuízo financeiro, o emocional pode ficar completamente abalado em uma situação dessas. Isso porque, há o medo do vazamento de dados e até o estresse para recuperar uma conta, por exemplo. 

Para tentar reduzir os prejuízos causados para quem cai em golpes na internet, é preciso saber como agir ao passar por uma situação como essa. Então preste atenção no próximo tópico.

Caí em um golpe na internet: o que devo fazer?

Se você percebeu que caiu em um golpe na internet, tente manter a calma e solicite o bloqueio dos cartões de crédito ou de outros serviços financeiros que possam estar correndo risco de serem expostos. Em seguida, troque todas as senhas de acesso que você possui, como redes sociais, emails e contas bancárias. 

Feito isso, avise todas as pessoas que também possam ser afetadas como familiares, amigos, colegas de trabalho. Isso porque o criminoso poderá usar sua lista de contatos e até mesmo as conversas mais recentes do WhatsApp para pedir dinheiro. 

Por fim, faça um boletim de ocorrência. Vá até uma delegacia imediatamente para que o crime e registre o crime.

Como se prevenir dos golpistas cibernéticos? 

Você pode adotar algumas medidas para se prevenir dos golpistas cibernéticos e evitar passar por esse problemão. Vejamos algumas:

Não divulgue seus dados pessoais (CPF, RG, endereço)

Evite fornecer informações pessoais, principalmente das redes sociais. Nesse caso, os criminosos conseguem acessar dados, como CPF, RG, endereço e até mesmo senhas de cartão.

Dessa forma, além de utilizar essas informações para aplicar o golpe, eles também podem usá-las para chantagear a vítima.

golpes na internet proteção

Cuidado com links suspeitos em e-mails

Não saia clicando em tudo o que vê. Ao receber um e-mail, verifique o remetente e o endereço do e-mail. Além disso, não abra o anexo logo de cara. Desconfie de qualquer mensagem que você desconheça ou não tenha solicitado.

Confirme se o site é seguro antes de fazer uma compra

Mais uma vez, não clique em qualquer link. Ao entrar em um site, principalmente de vendas, confirme se ele é seguro. Para isso, veja se há um cadeado perto do endereço de e-mail. Isso mostra que existe mecanismos de proteção eficientes neste ambiente. 

Prefira pagar com boleto

Para evitar o vazamento dos dados de cartão de crédito e todos os prejuízos que já mostramos aqui, o ideal é utilizar o boleto parcelado da VirtusPay como meio de pagamento em suas compras online. 

Isso porque, além de não precisar do cartão de crédito, os seus dados ficarão protegidos pela plataforma responsável por fazer o parcelamento. 

LEIA MAIS: 10 perguntas e respostas sobre o boleto parcelado da VirtusPay

Conheça a VirtusPay!

Como vimos, nos últimos anos a incidência de golpes na internet cresceu bastante. Isso se deve ao fato de que a evolução da tecnologia fez com que os nossos principais meios de comunicação fossem por meio de dispositivos móveis. 

E se você não se prevenir, pode acabar sendo uma vítima dos cibercriminosos. Como vimos, os prejuízos são grandes!

Diante disso, que tal experimentar comprar parcelado com a VirtusPay? Essa é uma alternativa segura para comprar na internet.

Ainda tem dúvidas sobre o tema? Veja aqui como funciona e fique por dentro dessa tendência!