Desconto Black Friday: como encontrar os melhores preços e fugir da Black Fraude

Um dos dias mais aguardados pelos brasileiros é a Black Friday. O evento acontece em novembro e é uma excelente data para conseguir aproveitar várias promoções. Porém, é preciso tomar cuidado com os falsos descontos durante esse período. 

Apesar de algumas oportunidades e de descontos de Black Friday serem atrativas, é preciso ficar de olho na Black Fraude, ou o famoso “a metade do dobro”. 

A revista Veja divulgou dados de 2018 do Procon-SP, em que quase 90 clientes reclamavam sobre produtos com descontos inexistentes. As lojas divulgavam uma mercadoria como promocional, sendo que os valores praticados eram os mesmos de antes.

Por isso, preparamos este texto para que você saiba como encontrar os melhores descontos na Black Friday, além de identificar as possíveis fraudes na internet. Confira agora!

Quando começa a Black Friday no Brasil?

quando é black friday

A Black Friday acontecerá no dia 26 de novembro, em 2021. É preciso ficar atento, uma vez que algumas lojas expandem esse período de promoções no decorrer de toda a semana, com a chamada de marketing para “Black Week” ou “Black November”.

É comum, inclusive, alguma promoção da Black Friday iniciar na semana anterior ou até mesmo no início do mês de novembro em determinadas lojas.

Esse evento surgiu nos Estados Unidos e acontece sempre após o Dia de Ação de Graças (feriado nacional no país). Sua função era apenas oferecer descontos nas lojas, mas tomou grandes proporções e se espalhou para todo o mundo.

No Brasil, sua origem ocorreu em 2010 de forma on-line. Nessa primeira realização, o desconto da Black Friday contou com mais de 50 lojas varejistas.

Como achar os melhores descontos da Black Friday?

Para encontrar o desconto Black Friday, o consumidor deve pesquisar bastante! 

São várias opções que possibilitam achar aquilo que se procura e, para isso, existem alguns sites e ferramentas no mercado que podem auxiliar nesse processo.

Veja, a seguir, algumas das alternativas disponíveis:

Comparador de preços

Os comparadores de preços são excelentes ferramentas que possibilitam ao consumidor avaliar diferentes valores de um mesmo produto, mas entre sites distintos. Assim, os clientes conseguem encontrar a mercadoria que buscam com um bom desconto.

Alguns comparadores de preços para o desconto da Black Friday são:

  • Zoom: é um dos mais famosos do mercado. O site mapeia preços de vários produtos de qualquer segmento. Além disso, ele disponibiliza reembolso de até R$ 5 mil em questões de itens pesquisados pela plataforma e comprados nas lojas elencadas nos resultados;
  • Buscapé: também é um dos comparadores mais conhecidos do mercado e hoje em dia faz parte de uma mesma sociedade que o Zoom.com. Conta com aplicativo próprio e oferece um conteúdo completo para auxiliar as pessoas a descobrirem promoções Black Friday;
  • Pelando: trata-se de um site em que a colaboração dos usuários facilita achar promoções que são divulgadas na internet.

Através de e-mails

promoção black friday

Os e-mails também são excelentes ferramentas para encontrar promoções durante a Black Friday. Eles permitem que os usuários tenham acesso a preços com super descontos e vejam as ofertas antecipadamente.

Você pode se cadastrar em determinada loja e receber notificações sobre descontos da Black Friday, com chances ainda de ganhar algum cupom de promoção!

Redes sociais das lojas

As redes sociais se tornaram ótimas ferramentas para adquirir produtos. Com a difusão das mídias digitais, quase todas as pessoas no Brasil têm acesso a conteúdos por meio do Instagram, Facebook e outras mídias.

Você pode seguir sua loja preferida no Instagram, por exemplo, e ficar por dentro de várias promoções e descontos da Black Friday.

De acordo com o eMarketer, o facebook é a rede social que mais leva ao usuário sites relacionados ao comércio virtual. Sendo assim, para quem busca descontos, é importante usar essa rede para encontrar os itens com maior desconto.

Como saber quando é desconto Black Friday ou Black Fraude?

Para encontrar o desconto Black Friday de forma eficiente, os consumidores devem verificar a credibilidade da empresa no mercado. Por isso, separamos dois passos que são essenciais nessa pesquisa de confiabilidade. Confira a seguir!

Verificar autenticidade do site

Algumas armadilhas digitais podem ser imperceptíveis no momento da compra. Uma delas são links em que o criminoso virtual usa um endereço eletrônico similar a dos grandes varejistas.

A dica é sempre conferir a grafia do portal e testar o buscador de produtos. Dessa forma, dá para saber quando se trata realmente do verdadeiro site.

Tomar cuidado com preços muito baixos

cuidados com black friday

Grandes descontos chamam a atenção do público e podem ser um sinal de golpe, principalmente quando há envolvimento de eletrônicos.

É difícil uma empresa apresentar descontos maiores que 50% desses produtos, ainda mais em modelos recém-lançados. Então, fique atento para não cair em uma black fraude. 

Além disso, alguns sites podem camuflar esse valor no frete. Sendo assim, averigue corretamente todo o processo de compra e fique atento às promoções bastante chamativas.

Aproveite os descontos da Black Friday com a VirtusPay!

Para aproveitar melhor o desconto Black Friday é fundamental ter diferentes soluções em meios de pagamento.

Na VirtusPay você consegue realizar suas compras sem cartão de crédito e ainda dividir o boleto à vista em até 15 vezes!

De maneira bem simples, você pode criar sua conta na nossa plataforma com apenas um e-mail válido. Depois, basta comprar em lojas que são aceitas.

Tudo isso com tempo reduzido para a aprovação da compra e menos burocracia.

Por isso, aproveite o desconto Black Friday de 2021 com a melhor solução em meios de pagamento, a VirtusPay! Conheça mais sobre a nossa plataforma