Curto e longo prazo: aprenda a estabelecer suas metas.

Estabelecer metas pode ser essencial para organizar sua vida financeira e realizar seus sonhos com mais tranquilidade e sem dores de cabeça. Pensando em te ajudar a conquistar seus objetivos, preparamos esse texto para que você aprenda a pensar em metas de curto, médio e longo prazo. Dá só uma olhada: 

O que são metas de curto, médio e longo prazo? 

Os planejamentos são divididos em 3 categorias: curto, médio e longo prazo. Abaixo você pode conferir como cada um funciona: 

Curto prazo – meta a ser realizada em um período de 3 a 6 meses. 

Médio prazo – meta a ser realizada em um período de 1 a 3 anos. 

Longo prazo – meta a ser realizada em um período de 5 anos ou mais. 

Seja realista. 

Estabeleça metas possíveis de cumprir nesses períodos e defina uma data específica para atingi-la. É importante sempre trabalhar com a realidade e se esforçar para alcança-las, para isso, é essencial que você tenha um planejamento detalhado. 

Qual é a minha meta? 

Em quanto tempo consigo cumpri-la? 

Como vou cumpri-la? 

Quais são os primeiros passos? 

Responder essas perguntas pode te ajudar em toda essa jornada. 

Organiza suas finanças. 

Talvez essa seja uma das principais metas da sua lista, e merece destaque, pois sem ela, dificilmente será possível atingir todas as outras. Saiba exatamente para onde vai o seu dinheiro e comece a economizar onde puder. Acesse o texto do nosso blog sobre como organizar seu orçamento em 2021 para ter mais detalhes de como cuidar melhor da sua renda. 

Mantenha o foco. 

Metas de longo prazo podem fazer com que você perca o foco com o passar dos anos, mas é extremamente importante continuar focado nos seus objetivos e reconhecer cada progresso feito nesse período. Reconhecer seus feitos atingindo metas de curto e médio prazo podem ser o incentivo que você precisa para conquistar metas maiores. 

E aí, gostou das nossas dicas? Continue acompanhando nosso blog para mais textos de saúde financeira e não se esqueça de nos contar lá nas nossas redes sociais como temos ajudado. 

Até a próxima!