Como pagar boleto pelo PIX: passo a passo simples e rápido!

O PIX foi uma das maiores novidades de 2021. Ele facilitou a vida financeira dos brasileiros, permitindo pagar contas e receber o dinheiro de forma mais rápida. Mas você sabe como pagar boleto pelo PIX?

Ao contrário de outros serviços bancários, como a TED e o DOC, essa modalidade permite que as transações sejam feitas em poucos segundos. Isso quer dizer que você pode até pagar o seu boleto parcelado com rapidez e em qualquer dia e horário. 

Que tal descobrir como fazer isso? Além de acompanhar um passo a passo que te ensina sem dificuldades, este post tem várias informações importantes. Aproveite-o!

Você já usa o PIX?

Você já usa o PIX em seu dia a dia? Se ainda não aderiu a essa modalidade, saiba que está ficando para trás! Segundo o Banco Central, mais de 122 milhões de brasileiros já cadastraram uma chave.

Em poucos segundos, o usuário consegue pagar um boleto, uma conta no restaurante e até transferir ou receber  dinheiro de amigos e familiares. Para ter acesso a todas essas facilidades, basta se cadastrar no seu banco.

As transações são feitas pelos aplicativos dos bancos ou diretamente nas lojas online e aplicativo de delivery. Por isso, você precisa ter um smartphone com acesso a internet. Porém, já existe a possibilidade de pagar offline.

Como pagar boleto pelo PIX?

O boleto é um dos meios de pagamento mais usados no Brasil. Isso porque, a maioria das contas fixas da casa, como telefone, água, luz e internet são processadas assim. Com a chegada do PIX, ficou ainda mais fácil fazer o pagamento!

como pagar boleto pelo PIX

Com o QR Code ou o PIX Copa e Cola, você paga o seu boleto em poucos segundos! Isso não impede de usar o código de barras do boleto, mas essas opções deixam o processo bem mais fácil e rápido para os clientes. 

Sabe aquele trabalho de ficar digitando os números do código? Nunca mais você vai precisar fazer isso! Veja um passo a passo sobre como pagar boleto pelo PIX!

Abra o aplicativo do seu banco

No celular, você irá baixar o aplicativo do seu banco, seja ele físico ou digital. Após a instalação, faça login em seu dispositivo.

Acesse a área PIX

Nesse momento, você irá procurar pela área PIX. Geralmente ela está em destaque na tela principal ou na função de pagamentos. 

Escolha a opção “pagar”

Ao entrar na área PIX, escolha a opção de pagar. O botão também costuma estar em destaque.

Escolha a opção “QR Code” (quando o boleto tiver)

Caso o seu boleto tenha um QR Code, é só ir na opção desta forma de pagamento. Em seguida, aponte a câmera para a imagem e pronto! O app fará a leitura das informações.

Escolha a opção “copia e cola” (quando tiver códigos de barras)

Caso ele não tenha, é só escolher a opção copia e cola. Nesse caso, você deve copiar os números que recebeu e colar dentro do aplicativo do banco.

Confirme os dados e conclua o pagamento

Antes de concluir o pagamento, é importante conferir se todos os dados estão corretos. Em caso positivo, é só seguir para o fim do procedimento. 

Como evitar problemas ao pagar seu boleto pelo PIX

O PIX é uma modalidade de pagamento instantânea e segura, que trouxe mais poder de compra ao consumidor. Mas, para evitar prejuízos, é importante tomar certas precauções ao utilizá-lo, principalmente no caso de boletos. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas abaixo, para que você possa aproveitar os benefícios e comodidades apresentadas sem sofrer prejuízos. Confira!

como pagar boleto no PIX

Confira a veracidade do boleto

Antes de pagar qualquer boleto pelo PIX, é importante conferir se o documento não é falso. Dessa forma, cheque o número, o e-mail que enviou e o valor a ser pago. 

Outra forma de saber a veracidade do boleto é observar se ele apresenta erros ortográficos ou informações falsas. 

Confira os dados antes de confirmar o pagamento

É muito importante conferir todos os dados dos boletos, tanto os do emissor quanto os do destinatário. 

Dessa forma, se todas as informações estiverem de acordo com os seus documentos, é possível reconhecer o boleto como verdadeiro e prosseguir com o pagamento.

Conheça os limites para transação no PIX

É importante saber quais são os limites do PIX para pagar os boletos. De acordo com o Banco Central, cada instituição estipula um valor para as transações.

Desde o dia 1º de março de 2021, cada banco pode determinar qual o limite do Pix que irá trabalhar. Essa é uma medida importante para evitar fraudes e golpes. Portanto protege o consumidor. 

Observe a data de vencimento do boleto

Fique atento à data de vencimento do boleto. Em alguns casos, não é possível fazer o pagamento após o vencimento. Porém, se isso acontecer, basta solicitar uma segunda vida atualizada junto ao emissor.

Pague seu boleto parcelado com PIX!

O boleto parcelado da VirtusPay pode ser pago com PIX. Aliás, essa é mais uma comodidade e benefício de usar o serviço, que simplifica a vida do brasileiro e permite comprar parcelado na internet, mesmo sem ter cartão de crédito.

E agora que você já sabe como pagar boleto pelo PIX, confira mais detalhes sobre o boleto parcelado no blog da VirtusPay. que reúne as principais informações sobre boletos e pagamentos.