Como melhorar o score de crédito?

Ter um bom score é muito importante, porque ele pode te ajudar a conseguir aquele crédito tão desejado e, ainda, a obter condições melhores nessa negociação, como juros mais baixos. Mas, você sabe como melhorar seu score de crédito?

Caso você não saiba o que fazer para aumentar seu score, fique tranquilo, pois a VirtusPay vai te auxiliar nessa tarefa! Veja, a seguir, 5 dicas valiosas para melhorar o seu score de crédito.

Como melhorar seu score

mulher-em-paz-meditando-com-contas-em-dia

1. Limpe seu nome

Se estiver com o nome sujo, a primeira coisa que você deve fazer é limpá-lo. Mesmo que ele esteja sujo por conta de uma dívida que você julga indevida ou incorreta, como uma cobrança no cartão ou um bloqueio de pagamento, negocie e retome o pagamento o quanto antes. Isso te ajudará!

Pagar rapidamente é essencial, pois quando você paga a entrada já limpam o seu nome. Então, é melhor pagar o valor cobrado e depois procurar meios de resolver a questão do que ficar com o nome sujo enquanto tenta solucionar o problema.

2. Espace suas operações financeiras

Ao fazer solicitações de crédito ou operações financeiras, como financiamentos físicos ou online, de forma que não seja recorrente, seu score também pode aumentar. Com pedidos de crédito espaçados no tempo, o mercado entende que você não está com dificuldades para pagar suas contas. Então, lembre-se de pedir créditos ou financiamentos somente de tempos em tempos, como de 6 em 6 meses. E, é claro, somente se for necessário. 

3. Coloque contas no seu nome

É muito importante que você tenha contas em seu nome e CPF para mostrar ao mercado que você é um bom pagador. Por isso, é interessante fazer o Cadastro Positivo. Esse é um cadastro unificado com todas as informações relacionadas ao seu comportamento, de forma que pagar em dia as contas em seu nome, como a de água, luz, internet, cartão de crédito e empréstimos, ajuda sua pontuação a subir. 

Já atrasos e até mesmo o não pagamento de boletos podem fazer o seu score cair.

Então, para resumir esse tópico, você deve colocar contas em seu nome, fazer o Cadastro e, é claro, pagar tudo em dia! 

4. Evite fazer empréstimos ou usar cheque especial

De forma geral, empréstimos pessoais e o uso de cheque especial abaixam o seu score e dificultam a melhora dele. Isso acontece porque o mercado entende que você está passando por dificuldades financeiras.

Por isso, só peça um empréstimo ou use o cheque especial se for uma emergência, ou quando uma redução de despesas em um curto prazo não seja suficiente para solucionar a questão.

5. Tenha paciência

Por último, caso tenha passado por alguma necessidade ou imprevisto financeiro, lembre-se de ter paciência.

Acertando as dívidas e mantendo seu nome limpo, em breve colherá os efeitos positivos no seu score. Basta manter seu bom comportamento de pagador, que em um período de 3 a 6 meses seu score começará a melhorar e, depois de 12 meses, alcançará um patamar mais elevado. 

Caso tenha uma mudança repentina em seu padrão de consumo, como diversos pedidos de empréstimos em um curto período de tempo ou uma negativação, seu score piorará

Ao realizar as ações listadas aqui e manter seu bom comportamento, você vai ser capaz de melhorar seu score e ter melhores oportunidades de crédito. Então, comece já a colocar em prática essas dicas.

Para saber mais sobre organização financeira e como conseguir boas oportunidades basta continuar acessando o nosso blog!