Já ouviu falar em BNPL? Saiba o que é e o porquê do seu crescimento

A solução de pagamento BNPL é bastante famosa nos Estados Unidos e Europa. Porém, o seu crescimento tem se expandido para o Brasil e ganhado proporções em toda América Latina.

O termo BNPL nada mais é que uma forma de fazer as suas compras pela internet, sem a necessidade de pagar antes de receber a mercadoria. 

Você pode dar o valor à vista depois que tiver o produto em mãos ou comprá-lo parcelado, sem a necessidade de um cartão de crédito. Tudo depende da maneira como as empresas oferecem.

Interessante, não é mesmo? Para tirar as suas dúvidas sobre essa solução, vamos falar a fundo o que é o BNPL, além das suas vantagens para os brasileiros.

Se você ficou interessado no assunto, continue aqui e acompanhe!

O que é BNPL?

bnpl-buy-now-pay-later

BNPL remete à expressão em inglês “Buy now, pay later”. Na tradução, esse termo significa que os consumidores podem comprar agora e pagar o produto depois.

Nos países da Europa e nos Estados Unidos, as compras à vista são bastante comuns. O uso de cartão de crédito no modo parcelado, porém, cai por terra nessas regiões, já que eles não têm costume de parcelar através de instituições bancárias.

Mas uma solução para quem não tem poder aquisitivo para comprar à vista é o BNPL. Através desse meio de pagamento, os consumidores conseguem pegar a mercadoria que compraram e pagar só depois.

Esse pagamento pode ser feito integralmente ou parcelado. Tudo dependerá de como a empresa que oferece o serviço disponibiliza para os compradores.

Por que o BNPL tem crescido no Brasil?

bnpl compre agora pague depois

O BNPL, ou “compre agora e pague depois” tem crescido no Brasil como uma ótima solução de pagamento. 

Diferente desses países, aqui temos o costume de pagar parcelado. As pessoas dão preferência para o parcelamento no cartão de crédito ou pelo crediário, em lojas físicas. 

Pesquisas sinalizam que os novos consumidores não querem mais se relacionar com bancos tradicionais e com o novo cenário, durante a pandemia do Covid-19, muitas pessoas passaram a conhecer outros formatos de pagamento. 

É diante deste cenário que o BNPL cresce. Além de ser mais simples, por ser digital e sem precisar de diversos documentos, ele também libera aprovação de crédito muito mais rápido. 

O boleto parcelado, por exemplo, foi inspirado no buy now, pay later. Você precisa apenas emitir o boleto à vista e usá-lo para dividir a sua compra. A avaliação do perfil do consumidor é muito mais simples e eficaz. 

LEIA TAMBÉM | O QUE É SCORE E COMO MELHORAR?

Quais as vantagens do BNPL? 

vantagens bnpl

Afinal, que o BNPL é uma solução para os meios de pagamento, todos nós entendemos. Mas quais são as vantagens que esse método oferece além do que já falamos?

Separamos três pontos que achamos ser os principais benefícios. Veja quais são:

1. Parcelamento facilitado

Em primeiro lugar, o BNPL é uma tendência graças ao parcelamento facilitado. Até alguns anos atrás, só conseguia dividir uma compra quem tivesse cartão de crédito ou recorresse aos crediários tradicionais.

O BNPL, todavia, tem inspirado muitas empresas. Assim surgiram vários meios de pagamentos novos, que trabalham com parcelamento. O crediário digital é uma modalidade renovada, que permite o parcelamento de compras sem grandes complicações.

2. Meio de pagamento simples

Você não precisa ir mais às lojas, passar por todo um processo moroso e rígido, para conseguir um crediário para a sua compra. 

Hoje em dia as empresas se inspiram no buy now, pay later para oferecer novos meios de pagamento e facilitar o pagamento dos consumidores. Você não precisa ter cartão de crédito e nem o dinheiro todo na mão, é possível fugir dessa dualidade.

3. Aumento do poder de compra

O aumento do poder de compra é uma das palavras-chave do BNPL. Com essa solução, fica muito mais fácil comprar pela internet e deixar que os consumidores paguem com outros meios.

Quem não tinha o cartão de crédito ou dinheiro à vista, muitas vezes precisava recorrer aos amigos ou familiares para adquirir um produto com valor mais alto. Mas, com as soluções que surgiram, os consumidores podem fazer a compra sozinhos, sem ajuda de terceiros.

APROVEITE E LEIA | 5 PASSOS PARA UMA VIDA FINANCEIRA SAUDÁVEL

Como é o BNPL no Brasil?

No Brasil, o BNPL está presente em grande peso como solução de boleto parcelado. Os consumidores emitem o documento à vista em alguma loja aceita e usam as plataformas de parcelamento para dividir o valor.

É um serviço semelhante ao cartão de crédito, mas sem a necessidade de ter o cartão propriamente. Você precisa ser apenas aprovado pela empresa e ter o crédito liberado para compra.

A VirtusPay, por exemplo, é uma solução em meios de pagamento que oferece boleto parcelado. Você pode conhecer um pouco mais sobre as nossas vantagens acessando o nosso site. 

Conclusão

“Compre agora, pague depois.” Há alguns anos, essa forma de pagamento era impossível. 

Porém, com a flexibilização que o mercado tem disponibilizado com a tendência do BNPL, os consumidores não precisam mais se preocupar sobre como vão conseguir dinheiro à vista ou cartão de crédito.

Agora elas podem usar outros meios de pagamento, como o boleto parcelado, para comprar eletrodomésticos, eletrônicos, móveis para o lar, artigos esportivos, roupas, cosméticos  e outros produtos.

Se você quiser, é possível também abrir o seu próprio negócio! A Rose, por exemplo, comprou parte do estoque para a sua loja de roupas com o parcelamento da VirtusPay.

Conheça o relato que ela deu sobre Como empreender com a VirtusPay.

Se você curtiu o assunto, compartilhe com os amigos e aproveite para divulgar nas suas redes sociais!