Black Friday 2021: saiba o que escolher e como comprar

A Black Friday de 2021 é um evento que está sendo muito esperado pelos brasileiros. Com o aumento dos preços no país, essa é a época em que as pessoas podem aproveitar para comprar com desconto e economizar no bolso. 

Eletrônicos, eletrodomésticos, roupas, cosméticos, utensílios para casa e muitos outros. As lojas entram no clima desse evento e vendem até mesmo “a preço de banana”. 

Se você quer aproveitar a Black Friday de 2021 e comprar aquele produto que está esperando há tempos, veja a seguir como escolher as melhores mercadorias e como comprar durante esse evento.

Continue aqui e acompanhe a matéria completa! Boa leitura.

Quando acontece a Black Friday 2021?

quando acontece a black friday 2021

A Black Friday 2021 está marcada para o dia 26 de novembro. Contudo, apesar do evento acontecer originalmente somente em um dia, é comum que as lojas estendam durante um período maior.

As principais promoções realmente acontecem em uma sexta-feira, como o próprio nome em inglês remete. Mas logo no início de novembro muitos descontos já são anunciados pelas lojas e valem até o fim do mês.

É importante que você, consumidor, esteja atento às ofertas, variações de preço. Várias marcas começam anunciar possíveis promoções não só pelo site, mas também pelas redes sociais como Instagram e Facebook.

O evento tem uma proporção tão grande, que em 2020 registrou cerca de 4 bilhões de reais em vendas só nos e-commerces. O valor representa 25% de aumento em comparação à edição do ano anterior.

O que aproveitar na promoção da Black Friday 2021?

O evento da Black Friday pode acontecer em qualquer setor. Tanto lojas de eletrônicos como institutos que vendem cursos online têm a possibilidade de anunciar promoções para os consumidores, por exemplo.

Se você precisa de um celular novo, esperar por esse período é uma boa oportunidade. O que nós indicamos é sempre aproveitar o evento para comprar produtos com valores altos, já que podem ter alguma queda no preço. 

Porém, é muito importante que você acompanhe os preços a todo instante. Pode acontecer de uma promoção não ser tão interessante e você comprar uma mercadoria no momento errado, sem aquele super desconto. 

Qual a origem da Black Friday?

origem da black friday

Quem vê a Black Friday em 2021 não imagina como esse evento começou no mundo. Sua origem é bastante antiga e foi usada para nomear outra situação totalmente diferente.

No século XIX, os investidores Jay Gould e Jim Fisk queriam tomar posse do mercado de ações do ouro nos Estados Unidos. Para isso, eles bolaram um plano arquitetônico, em que os preços dessa moeda dispararam e assim conseguiram enriquecer rapidamente.

Porém, essa atitude era ilegal e o Governo estadunidense decidiu intervir. O ouro começou a ser vendido com preços baixíssimos, o que gerou uma queda drástica e foi nomeado então como “Black Friday”.

Hoje em dia, o evento tem outro propósito. Ele é realizado após o dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. É como uma queima de estoque após essa data comemorativa, que gera filas imensas, com consumidores sedentos para economizar.

De maneira geral, podemos resumir o evento em:

  • No século XIX, o termo surgiu depois da queda drástica nos valores do ouro;
  • Em torno de 1960, o evento surgiu com o mesmo nome, mas como uma data de queima de estoque logo após o dia de Ação de Graças;
  • Em terras brasileiras, o evento apareceu pela primeira vez em 2010;
  • Hoje em dia, a Black Friday é um dos dias mais esperados do ano. 

APROVEITE E LEIA | 3 perguntas para fazer antes de realizar uma compra

Já ouviu falar sobre a Black Friday brasileira?

No Brasil existe uma iniciativa por parte do Governo para incentivar o comércio e privilegiar os consumidores. 

A Black Friday brasileira, ou Semana do Brasil, surgiu em 2019 através da parceria entre a Secretaria de Comunicação do Governo (Secom) com o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV). 

A intenção era trazer mais um evento para o país e estimular as vendas de redes varejistas no Brasil. Desde então, em setembro as lojas podem se cadastrar no site oficial e participar da Semana do Brasil.

Os consumidores podem conferir, assim que disponibilizado nas redes sociais, quais são as lojas que participam das edições e conseguir até mesmo descontos de 80%.

Em 2021 já aconteceu a 3ª edição da Black Friday brasileira. Em 2022, espera-se ainda mais movimentação e participação dos cidadãos.

Como comprar na Black Friday de 2021?

como comprar na black friday

Embora os e-commerces tenham variadas formas de entrega, infelizmente muitas lojas não são diversificadas em relação aos meios de pagamento.

Na maior parte das vezes, existe uma dualidade entre pagamento no cartão de crédito ou no boleto à vista. Quem não pode pagar dessa forma fica às margens de qualquer compra principalmente com valores mais altos.

Uma solução para quem quer comprar na Black Friday de 2021 é usar o boleto parcelado. Quem não tem cartão de crédito ou possui limite baixo pode aproveitar esse meio para fazer aquisições com valores mais altos, sem a morosidade de outros métodos.

A VirtusPay faz o parcelamento de boleto e aceita as principais lojas no mercado brasileiro, como Magazine Luiza, Ponto Frio, Casas Bahia e Amazon. 

Você pode conferir a lista completa no nosso site,  aproveitar para conhecer um pouco mais sobre como funciona o parcelamento de boleto e também se cadastrar para receber ofertas nesse período.