Bandeira verde: sua conta de luz está mais barata!

Você sabe o que é a bandeira verde e o que a redução dessa tarifa significa? Recentemente, o Governo Federal anunciou que a conta de luz vai ficar mais barata em todo país, o que gerou a curiosidade de muita gente.

A notícia é muito boa, não é mesmo? Em tempos de crise, toda economia é bem-vinda e o planejamento financeiro se torna ainda mais importante. Aliás, o uso do boleto parcelado é mais uma estratégia para fugir do endividamento.

Quer entender melhor como funciona a bandeira verde? Não deixe de conferir este post até o final!

O que é bandeira verde na conta de luz?

A bandeira verde é uma das bandeiras tarifárias presentes na conta de luz. Ela sinaliza que há condições favoráveis para geração de energia elétrica e que não há a cobrança de uma taxa extra

A cor verde é bem simbólica e já demonstra que ela traz benefícios ao consumidor. Vale dizer que esse sistema de tarifação está em vigor desde 2015 e o objetivo é informar e conscientizar sobre a importância de economizar energia. 

bandeira verde

Bandeira verde: redução da tarifa até dezembro

Depois de alguns meses pagando mais caro na conta de luz, a bandeira verde finalmente entrou em vigor no país. O cenário tem dois pontos positivos: os reservatórios estão em um nível satisfatório e o valor da fatura mensal foi reduzido. 

Em geral, a economia fica em torno de 20%.  E o melhor: o governo afirmou que ela deve permanecer até o fim do ano nessas condições!

Trata-se de um benefício importante que, certamente, já está ajudando no orçamento de muitas famílias. Afinal, com o aumento dos preços de outros produtos e serviços, é um alívio ver a conta de luz mais barata, não é mesmo?

Quais as outras bandeiras da conta de luz? 

Apesar da boa notícia, é sempre bom se informar sobre o assunto. Isso porque, a bandeira verde não é a única a afetar o valor da sua conta. Em resumo, além dela, é possível observar a indicação de bandeira amarela, vermelha 1 e vermelha 2. 

A primeira coisa que você precisa entender é que a fonte de energia elétrica são as hidrelétricas. Em algumas épocas do ano, quando a chuva está abaixo do ideal, outras fontes precisam ser acionadas. 

Quando isso acontece, sua conta de luz fica mais cara, pois as demais bandeiras entram em cena. Confira: 

  • Bandeira amarela: esse é um alerta para quando a geração apresenta condições menos favoráveis.
  • Bandeira vermelha – Patamar 1: esse alerta serve para mostrar que as condições estão ruins para a geração.
  • Bandeira vermelha – Patamar 2: alerta que a situação é ainda mais crítica, com a necessidade de usar usinas termelétricas.

Vale a pena destacar que estava em vigor no país a bandeira da Escassez Hídrica. Por isso, o acréscimo na conta de luz foi de R$14,20 a cada 100 kWh. 

Como economizar ainda mais energia?

Agora que você já sabe tudo sobre a bandeira verde e sobre a cobrança de tarifas extras em sua conta de energia, que tal aprender a economizar um pouco mais?

economizar energia elétrica bandeira verde

Como já dissemos, toda economia é bem-vinda e faz muita diferença no orçamento familiar. Se você tem uma família grande, isso é ainda mais relevante. Então, anote as nossas dicas!

Compre eletrodomésticos econômicos

Muita gente ignora essa informação na hora de comprar seus eletrodomésticos, mas é bom olhar qual a classificação de consumo dos aparelhos. O ideal é sempre adquirir aqueles que têm o selo “A”.

Dica: aproveite para comprar em um dos parceiros da VirtusPay e parcelar sua compra no boleto. Dessa forma, você não compromete o limite do seu cartão de crédito. Saiba mais em: como parcelar com a VirtusPay!

Invista no aquecimento solar

O chuveiro elétrico é um dos maiores vilões da conta de luz. Porém, já existem soluções para driblar o problema e uma delas é a instalação de um aquecedor solar. 

Se você precisar fazer uma pequena reforma, saiba que poderá comprar os materiais de construção no boleto parcelado. A VirtusPay te ajuda a modernizar sua casa e economizar ainda mais dinheiro.

A VirtusPay está sempre com você!

Viu só como a bandeira verde é um alívio no bolso dos brasileiros? A VirtusPay surgiu com o propósito de facilitar a vida do consumidor, dando a ele mais liberdade financeira. Então, nosso blog está sempre trazendo conteúdos que te ajudem a cuidar melhor do seu dinheiro.

Aliás, o boleto parcelado é uma grande inovação e, desde que surgiu, já mudou a forma com que muitas pessoas compram na internet. Quer saber mais? Veja como funciona e aproveite para fazer o seu cadastro no site!