À vista ou parcelado: qual é a melhor opção de compra nos dias de hoje?

Se você tem dúvida sobre a escolha entre à vista ou parcelado, fique tranquilo. Ambos meios de pagamento são muito comuns no mercado e a escolha entre um e outro depende de fatores como prazo para pagamento, dinheiro à vista em mãos, entre outros.

Segundo um levantamento feito pelo CNDL e SPC Brasil, em parceria com o Sebrae, 39% dos consumidores brasileiros devem prestações de compras no cartão de crédito, cartão de lojas ou cheque pré-datado

Porém, precisamos ressaltar também que o pagamento à vista tem diminuído pela condição financeira do país.

Diante do cenário nacional, é importante que você busque por alternativas e melhores condições de pagamento existentes no mercado. Sendo assim, entenda o que é melhor para os dias de hoje: à vista ou parcelado. 

Continue aqui e acompanhe! Boa leitura.

Como saber quando comprar à vista ou parcelado?

quando comprar à vista ou parcelado

As pessoas geralmente entendem que pagamentos parcelados são oportunidades de diminuir a quantidade de gasto no mês. Ou seja, isso gera uma impressão de que sobra mais dinheiro.

Nesse caso, é preciso que você faça um planejamento financeiro bem estruturado. Assim, a compra parcelada deve ficar bem alinhada aos seus ganhos mensais.

Conforme estudo do Instituto Locomotiva, divulgado pelo G1, foi apontado que o percentual de brasileiros na classe média caiu de 51% em 2020 para 47% em 2021.

Ou seja, a pandemia provocou e “empobrecimento” da população. Isso fez com que muitos brasileiros recorressem ao parcelamento para efetuar suas compras.

Já o pagamento à vista normalmente sai com descontos. Porém, o comprador deve contar com o capital em mãos, o que poucos possuem hoje em dia.

Tudo precisa ser feito de forma estratégica para que o consumidor consiga escolher aquilo que seja melhor para a sua saúde financeira.

Quais os benefícios de comprar parcelado?

Nos dias de hoje é essencial fazer um planejamento de gastos mensais (e até anuais). Ao fazer esse orçamento, torna-se mais fácil entender quando é melhor comprar à vista ou parcelado.

Em relação às compras parceladas, você pode ficar tranquilo! Existem muitas vantagens em escolher esse método, como:

Valor da compra

Sabe quando você precisa comprar aquele produto, mas não tem dinheiro suficiente? Além de ser frustrante, já que trabalhamos muito e queremos recompensas pelo nosso esforço, é também um grande problema social.

Uma forma de driblar essa realidade é comprando parcelado. Além dos valores das mercadorias poderem ser mais altos, como acontece com smartphones e notebooks, você consegue quitar a compra aos poucos, sem pesar no bolso.

É uma solução em meio de pagamento, que tem desafogado e aumentado o poder aquisitivo de muitas famílias brasileiras.

Poupar valor alto da reserva

comprar parcelado para poupar dinheiro

Em primeira instância, se você tem dinheiro guardado, mas não quer usá-lo pois é sua reserva de emergência, fique despreocupado.

Como falamos, o parcelamento é um benefício pois permite que os consumidores comprem o que desejam e paguem apenas um valor mínimo mensal. Além de não pesar no bolso, não interfere no seu dinheirinho que está guardado

O que preciso analisar antes de comprar à vista?

A compra à vista é uma modalidade interessante quando se trata de produtos de baixo valor. Desse modo, antes de fazer sua compra pagando o valor integral, veja o que é necessário analisar nos e-commerces:

Possíveis descontos

No pagamento à vista é comum as lojas oferecerem alguns descontos. Você deve avaliar se a compra de determinado produto será mesmo vantajosa, já que, dependendo das promoções, nem sempre é interessante.

Preço total

Veja se o valor total do item realmente é baixo. Algumas emergências podem acontecer e esse dinheiro gasto à vista pode fazer falta para alguma situação. 

Recomendamos que as compras pagas integralmente sejam abaixo de R$ 100 reais. Assim, não geram nenhum risco ao seu financeiro.

À vista ou parcelado: afinal, existe um melhor?

qual melhor comprar à vista ou parcelado

Na realidade, não há um meio de pagamento melhor que o outro. Mas considerando a realidade atual do brasileiro, muitos dependem do parcelamento para sobreviver!

Podemos considerá-lo uma solução em meio de pagamento, isso porque permite muitas pessoas comprarem produtos com valores mais altos. Uma geladeira, por exemplo, é uma necessidade na casa de qualquer pessoa.

Quem não tem o dinheiro à vista ficaria à mercê, sem poder comprar esse eletrodoméstico tão essencial. Contudo, o parcelamento veio para acabar com esse problema e disponibilizar para qualquer pessoa itens com valores mais altos.

APROVEITE E LEIA | 3 perguntas para fazer antes de realizar uma compra

Você sabia que é possível parcelar no boleto?

Um meio de pagamento que vem crescendo no Brasil é o parcelamento do boleto à vista. Afinal, é um método menos moroso e burocrático, já que não é preciso realizar pedido de cartões em bancos e esperar tempos para aprovação.

É uma solução de pagamento que visa aumentar o poder de compra dos consumidores que não podem realizar compras à vista.

Na VirtusPay, em até 2 horas, o cliente recebe sua resposta dizendo se é possível realizar o parcelamento no boleto ou não.

É importante apenas destacar que o crédito do boleto parcelado não funciona como um empréstimo pessoal. O valor é totalmente enviado para a loja, não para a conta do cliente.

Saiba como comprar parcelado no boleto à vista!

Não existe um meio de pagamento melhor que o outro. Tanto o pagamento à vista ou parcelado apresentam suas peculiaridades e você deve escolher aquele que melhor atenda suas necessidades.

Contudo, você pode optar por um meio que tem crescido exponencialmente no Brasil e ganhado destaque entre os consumidores: o parcelamento de boleto. 

Nós da VirtusPay somos uma solução em meios de pagamento. Através da nossa plataforma é possível realizar o upload do seu boleto ou procurar lojas parceiras e se preocupar somente com o processo de parcelamento no check-out da compra.

Com o parcelamento de suas compras pela VirtusPay você não precisa de cartão de crédito e tem total controle dos pagamentos.

Conheça os nossos serviços e saiba como podemos facilitar as suas compras!