5 passos para uma vida financeira saudável.

Você sabe o que é saúde financeira? Bom, o primeiro passo para ter uma vida financeira mais saudável, é entender que “saúde” não é igual a ter “muito dinheiro”. A saúde financeira é saber lidar com as suas despesas de formar responsável, de modo que ainda sobre parte do seu salário no fim do mês. 

Nesse texto vamos te mostrar um passo a passo para ter uma vida financeira mais saudável, veja só: 

1 – Organize suas contas. 

Para manter uma boa saúde financeira, o primeiro passo é saber exatamente quanto você irá gastar por mês com despesas fixas como: conta de água, luz, internet etc. 

Caso more com a sua família, engaje todos os integrantes dela a entrarem nesse planejamento, afinal, todos precisarão contribuir com o próximo passo. 

2 – Corte gastos. 

Sabe aquele streaming que você não assiste? Ou aquela assinatura de plano de celular que pode ser reduzida? O segundo passo é cortar os gastos desnecessários. Após construir a lista de gastos mensais ficará muito mais fácil identificar o que pode ou não ser cortado, e isso lhe dará uma boa folga no orçamento. 

3 – Pague suas dívidas. 

O próximo passo é se livrar das suas dívidas. Entre em contato com as empresas, negocie, e se possível, dê preferência ao pagamento à vista para obter mais descontos. 

4 – Tenha uma reserva de emergência. 

Após organizar suas contas, cortar gastos e pagar suas dívidas, é importante pular para o próximo estágio: fazer uma reserva de emergências. Guarde parte do seu salário todos os meses para imprevistos que possam surgir pelo caminho, assim você terá mais segurança no futuro. 

5 – Estabeleça objetivos. 

Só vai longe quem sabe onde quer chegar, por isso, estabeleça metas de curto e longo prazo para focar nos seus objetivos. Leia nosso texto sobre metas e aplique-as na sua vida. 

Gostou das nossas dicas? Não se esqueça de sempre acompanhar nosso blog para continuar rumo a uma vida financeira mais saudável, e acesse nosso Instagram para saber mais sobre a VirtusPay. 

Até a próxima!